sexta-feira, 1 de outubro de 2010

a Aia.

Hoje li uma narrativa. Uma narrativa que me deixou a pensar. "A Aia". A Aia era uma escrava, uma serva. Mas tal como todas as mulheres era mãe, era mãe de um escravozinho e era a ama do seu principezinho, futuro rei do seu reino. Porém o principezinho era praticamente orfão. Ao partir para terras distantes, o rei sofreu uma guerra e morreu, deixando um reino rico e próspero, mas desprotegido. A segurança do reino, a vida do principezinho encontra-se ameaçada por causa do seu tio, irmão bastardo do rei, sedento de ganancia e ambição. Entre o principezinho e o escravozinho não havia qualquer semelhança porém a Aia demonstrava sentimentos absolutamente identicos sobre ambos. Certa noite, a Aia ao pressentir o perigo e sem hesitar salvou o principezinho, colocando a vida do seu filho em perigo. Trocou ambos os bebés dos seus respectivos berços, e num abraçado desajeitado entre soluços e lagrimas a Aia despediu-se do seu filho. Entraram de rompante na sala onde se situavam os berços e sem dó nem piedade raptaram o pequeno escravozinho que todos pensavam que era o principe. O bastardo e a sua horda foram derrotados e ao matarem o bastardo mataram também o pequeno escravozinho que estava nos seus braços. As novas depressa se ouviram no castelo e a rainha chorava desolada a suposta morte do seu filho, foi então que a Aia destapou do pobre berço de verga uma crinça, umm bebé loiro, de olhos azuis e muitisso frágil que tinha ficado alheio a tudo o que tinha sucedido perdido nos seus sonhos pronfundos que acabara de acordar. Era o principezinho sã e salvo. A rainha sem precisar de meias-palavras percebeu logo sucedido, chamando a serva irmã do seu coração, reconheu a sua lealdade e decidiu recompensá-la. Numa marcha silenciosa e respeitosa a rainha e toda a corte se dirigiu para a sala do tesouro. Assim que entraram na sala dos tesouros a Aia olhou para o céu e pensou que aquela hora o seu filhinho teria acordado a procura de um peito para saciar a sua fome, sentia-se vazia e consumida por dentro. De todos os tesouros do reino, coleccionados por cem reis, a Aia escolheu um punhal e suicidou-se, porque cumpriu a sua tarefa terrena e ia dar de mamar ao seu filho. A Aia acreditava na vida eterna. Li isto e reflecti. Sabes, nunca pensei muito na morte. Mas acho que morrer na vez de alguém que amamos é a melhor forma de partir. Gostava de poder afirmar que daria a minha vida por ti. Mas depois de tudo sei que não sou capaz. já fiz demasiado por ti. Desisti de ti não por ser o que eu queria o que eu desejava mas sim por fazer aquilo que tinha de ser feito. Contudo, passo a vida a sonhar acordada contigo. Desde que não te tenho a minha vida deu uma volta de 180º, sinto-me suja por dentro o seja lá o que isso for... não me sinto eu. Sei que metade do que eu era se perdeu quando te perdi. E quero encontrar-me de novo. Peço a Deus, para que o futuro nos dê uma nova oportunidade. Errei, mas peço desculpa por isso. Mas se eu errei foi porque tu erras-te primeiro. Se eu fiz mal foi porque tu fizes-te mal primeiro. Se eu fui fria foi porque tu foste frio primeiro. Nesta ou na outra vida eu sei que ainda nos vamos encontrar e vamos encontrar a luz lado a lado porque sem ti nada faz sentido, nada têm significado. 27 é 27 porque 27 é 27 @

15 comentários:

  1. achas que devemos perdoar, mesmo continuando amar e deixar q a pessoa faça parte da nossa vida apesar de ter magoado muito ou devemos expulsa.lo da nossa vida e fazer de tudo para q nunca mais saiba nada de nós? Nádia Esteves

    ResponderEliminar
  2. Depende do que estamos dispostos a fazer. Eu não consigo tirar COMPLETAMENTE ninguém da minha vida, porque eu sou feita com um pedaço todos aqueles que me rodeiam, acho porém que se essa pessoa te fez muito mal que deves cortar na confiança e mostrar que ou muda as atitudes ou te perde.. mas se essa pessoa é mesmo importante para ti não te afastes. Podes não vir a ter mais oportunidades de a teres e aí o jogo vira-se contra ti.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom, nao deixes de escrever...Escreve todos os dias, mesmo se te sentires em baixo, e podias Também meter pequenos detalhes para nos descobrirmos de quem tu estas a falar...

    Anonima....

    ResponderEliminar
  4. vou pensar nisso (: mas a pessoa de quem eu estou a falar sabe exactamente quem é.

    ResponderEliminar
  5. Entao diz-lhe isso....nao podes ficar a morrer por dentro...

    ResponderEliminar
  6. Acredita que eu sei o que isso é

    ResponderEliminar
  7. anonimo 1: obrigado pelo conselho (: mas o que está aqui escrito não é nada que eu ainda não lhe tenha dito :c
    anonimo 2: Estamos os 2 no mesmo barco |:

    ResponderEliminar
  8. Yap (: Eu antes andava com uma pessoas, mas eu nao a amava nem naada, essa pessoa era muito bonita e eu 1 dia acabei com essa pessoa...Ainda me arrependo, mas sei que essa pessoa ja me ultrapassou e tu tenho que fazer o mesmo...
    Só damos valor as coisas quando as perdemos, isto nao e apenas uma frase sem sentido, é um facto..



    KT

    ResponderEliminar
  9. como eu te percebo.. mas não é só no amor que isso acontece é na amizade, é nos bens que temos. Por isso é que eu digo que temos que dar o melhor de nós a quem nos rodeia para receber o mesmo e ser-se sempre sincero conosco mesmos e com os nossos.

    ResponderEliminar
  10. eu quero q seja feliz, mas estando perto ha coisas q me podem magoar entao prefiro desejar.lhe a felicidade de longe, entendes? Nádia esteves

    ResponderEliminar
  11. Entendo. Também já fiz isso :x mas sabes? tu tens que viver aquilo de sentes da forma mais intensa, não podes ter medo de te magoares porque tudo faz parte. sem dor não há amor. faz aquilo que queres, aquilo que desejas, fá-lo porque queres e não porque tem que ser feito. fa-lo por ti. não te afastes se isso te faz sofrer.

    ResponderEliminar
  12. que lindooooooooooo amor *.*
    Tudo o que escreves-te foi mesmo marvilhoso, perfeito *
    AMO-TE SEMPRE MINHA IRMÃ (L)
    Rita*

    ResponderEliminar
  13. amo-te tanto princesa (LL) minha irmã de sangue, minha irmã de alma, minha irmã de tudo (LL)

    ResponderEliminar
  14. ele dizia.te q tinhas medo de viver, de te magoar nao dizia?:D Nádia Esteves

    ResponderEliminar
  15. Ele dizia-me que tinha medo de me magoar e que não merecia isso da parte dele... porque eu nunca o magoei a ele.

    ResponderEliminar